sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"O Consumo Feliz" no Museu Coleção Berardo

A Exposição ‘O consumo feliz’, reúne uma vasta coleção de originais da James Haworth & Company, uma das principais firmas de publicidade no Reino Unido entre os anos de 1900 e 1980. Este conjunto de originais destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, geralmente litográficos e fotográficos, foi adquirido pelo coleccionador José Berardo à empresa e inclui matrizes originais pintadas à mão.

Única no mundo inteiro, esta colecção "possui um interesse inigualável, cobrindo todos os aspectos da vida quotidiana ocidental, de 1900 aos anos de 1980, incluindo a moda, o automóvel, a aviação, a alimentação, o turismo, a música, a decoração de interiores, o cinema, entre outras áreas", considera o comissário da exposição, Rui Afonso Santos, no site do museu.

Os cartazes cobrem também o período das duas Guerras Mundiais, percorrendo quase todo o século XX e mostrando como foi fonte inesgotável do movimento artístico da Pop Art.

Aconselho vivamente a visitar esta exposição e analisar as diferenças e a evolução da publicidade e marketing. O que achei mais interessante,foi sem dúvida, a forma como fizeram muitos consumidores felizes através de obras pintadas à mão e o destaque dado à 
presença feminina e seu potencial comercial nesta área criativa proveniente do seu poder de sedução e de persuasão.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até 5 de Janeiro de 2014, de terça a domingo entre as 10h00 e as 19h00. 

Algumas fotos captadas através do telemóvel:





Mantenha-se atento, Anos 40



Beba mais leite, Ron G Raymond, 1925 

Ovaltine, 1955

Heinz, 1955



Falcon Lights, 1980

Louis Shabner, sem título, 1950


Louis Shabner, sem título, 1950

Louis Shabner, sem título, 1950


Exterior do Centro Cultural de Belém


Sem comentários:

Enviar um comentário